Samuel
Costumamos perguntar sobre a infância dos grandes personagens bíblicos. Poucas são as informações sobre os primeiros anos da maior parte das pessoas mencionadas na Bíblia. Samuel é uma deliciosa exceção; ele foi resultado da resposta de Deus à fervente oração de Ana por um filho. (De fato, o nome Samuel vem da expressão hebraica “ouvido de Deus”.) O Senhor o preparou desde a infância dele. Como Moisés, ele foi chamado para desempenhar diversos papéis: juiz, sacerdote, profeta, conselheiro e homem de Deus em um momento decisivo na história de Israel. O Senhor usou Samuel porque ele tinha um objetivo: ser servo de Deus.
Samuel mostrou que àqueles que são fiéis a Deus nas pequenas coisas serão confiadas grandes responsabilidades. Ele cresceu como ajudante do sumo sacerdote Eli no tabernáculo até o Senhor dirigi-lo para outros maiores compromissos. Deus pode usá-lo, porque ele era verdadeiramente dedicado a Deus.
Samuel progrediu, porque dava ouvidos às orientações de Deus. Com Freqüência pedimos que o Senhor controle a nossa vida sem nos fazer desistir dos nossos objetivos. Pedimos que Deus nos ajude a chegar onde queremos ir. O primeiro passo para corrigir essa tendência é colocarmos tanto o controle como o destino de nossas vidas nas mãos dEle. O segundo é fazermos o que já sabemos que o Senhor exige de nós. O terceiro é darmos ouvidos as orientações contidas em sua Palavra – o mapa de Deus para a vida.
- Pontos fortes e êxitos: Usado por Deus para ajudar na transição de Israel de um livre governo tribal para uma monarquia.
- Ungiu os dois primeiros reis de Israel.
- Foi o último, porém mais eficiente juiz de Israel.
- Citado na galeria dos Heróis da Fé em Hebreus 1
- Fraquezas e erros: Foi incapaz de levar seus dois filhos a uma íntima comunhão com Deus.
- Lições de vida: O significado das realizações do povo está diretamente relacionado à sua relação com Deus.
- O tipo de pessoa que somos é mais importante do que qualquer coisa que possamos realizar
- Informações essenciais:
- local: Efraim.
- Ocupações: Juiz, profeta e sacerdote.
- Familiares: mãe – Ana; pai – Elcana; filhos – Joel e Abias.
- Contemporâneos: Eli, Saul e Davi.
- Versículos-chave: “E crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou de cair em terra. E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado como profeta do SENHOR.” (1 Sm 3.19,20) Sua história encontra-se em 1 Samuel 1-28. Ele é também mencionado em Salmos 99.6; Jeremias 15.1; Atos 3.24; Hebreus 11.32.